Wednesday, 26 de July de 2017

A Geometria da Força.

Publicado por jjoel em Junho - 3 - 2015

Isomax – a força da geometria.

Jonathan Berger Isomax

Foto crédito: Sonia Fernandez

No mundo dos materiais de alta performance, que pode ser bastante exigente. Queremos que as coisas sejam fortes, mas ao mesmo tempo leves, flexíveis mas resistentes, de alta qualidade, mas facilmente fabricados de uma forma sustentável.
Na Universidade da Califórnia em Santa Barbara o engenheiro mecânico e de materiais, o cientista Jonathan Berger desenvolveu um material que pode cumprir todos esses ideais – uma espuma sólida que ele descreve como “a mais eficiente no Universo.”
Chamado Isomax, este material também pode ser facilmente fabricado, e, com pequenos ajustes, alterado para enfatizar diferentes propriedades para funcionar de várias maneiras, sem sacrificar a sua integridade estrutural.

De acordo com Berger, a espuma Isomax, em comparação com outros materiais de engenharia semelhantes, tem maior rigidez em relação ao peso, o que significa que com a sua densidade relativamente baixa, tem maior rigidez, resistência ao esmagamento e a forças de cisalhamento que outros materiais de elevada densidade.

A chave para a tecnologia inovadora por trás Isomax é uma ciência antiga: geometria. A espuma tem uma topologia ordenada de células que ocorrem regularmente caracterizadas por duas formas básicas – o triângulo e a cruz. Tomado-se num espaço tridimensional, as células parecem-se com pirâmides contíguas – algumas com três faces diagonais e uma base; ou quatro faces diagonais reforçado com diagonais.

Isomax cell

Foto crédito: Sonia Fernandez

Porque tem certas simetrias e alinhamentos e atinge os limites teóricos para a rigidez, não há outro material como ele“, disse Berger.

Parece-me interessante, veremos as aplicações práticas, que podem ir desde próteses a complexas construções modulares.  Alem disso pode ser impresso em 3D, que na minha opinião será o futuro…

Pode continuar a ler aqui {Em inglês} : [UCSB]

Comente

HijackThis 2.0.5

Publicado por Joel Rosado
Mai-4-2015 I Comentar