Monday, 23 de October de 2017

Autonomovel, novo conceito de transporte

Publicado por jjoel em Julho - 7 - 2009

autonomovel1

Os designers Mike and Maaike, que se tornaram famosos pelo design do Google G1, deram um abanão no conceito do automóvel com o ATNMBL, ou Autonomobil. Para trás fica a velocidade, o perigo e a condução, sendo substituído pelo conforto, eficiência e baixas velocidades.

A equipa de designers apelidou este veiculo de ” O fim da condução”, e embora tecnicamente ainda não seja possível a sua produção, a audácia do conceito é de louvar, a importância das elevadas performances deixa de fazer sentido num ambiente urbano, onde passamos grande parte do tempo em engarrafamentos, presos no nosso lugar de condutor.

Com a forma de uma casa, janelas panorâmicas, e um sofá envolvente virado para uma janela como lugar dos passageiros, cumpre a sua função:”Não é só chegar ao destino, é chegar usufruindo da viagem como um passeio.

autonomovel2

Os sistemas electrónicos estão embutidos no piso, possui 4 rodas motorizadas electricamente, e as baterias tem a ajuda na recarga de painéis solares colocados no tejadilho. Um painel de multimédia permite aceder a uma forma simples de comando, onde só é possível seleccionar o destino e a forma de lá chegar, com 3 programas:, “Estou com pressa”; “Conduza-me ao destino da forma mais eficiente”; “Quero ir pela paisagem mais bonita”, esta última talvez a mais interessante e dai, a pensar nela, a sua forma panorâmica, a baixa velocidade, e o seu ecran multimédia/entretenimento.

autonomovel3

Mas será que no futuro todos iremos deixar de dar importância à pressa de chegar, como cantava António Variações, fazendo do conforto e eficiência o mais importante? Também penso como Kit Eaton, que foi a minha fonte, acho que Mike and Maaike terão também de reinventar a sociedade, de modo a que se deixe de pensar que tempo é dinheiro, e que ganhe confiança num carro completamente automático, comandado por voz e sem cintos de segurança.

Fonte:[fastcompany]

1 Comentário

  1. alexandra escreveu:,

    Bom acho que continuo com o meu Opel, pode ser feio mas ainda da para o gasto .
    Alem que alguem ainda vai colocar ai uma cama, so nos levantamos para entrar no trabalho,huuuuuummmmmmmmmm
    Pensando bem acho que os carros tem a tendência para serem mais pequenos, devido as garagens e a ocuparem pouco espaço

    Publicado em Julho 09, 2009 ás 10:33

Comente

HijackThis 2.0.5

Publicado por Joel Rosado
Mai-4-2015 I Comentar