Monday, 23 de October de 2017

É tempo de substituir o petróleo pelo cânhamo

Publicado por Joel Rosado em Abril - 30 - 2009

folha_canhamoA recessão renovou o interesse no crescente mercado do cânhamo em todo o mundo , inclusive nos EUA, onde está a ser discutida uma alteração da actual legislação para permitir o cultivo em solo americano ( embora permitida a sua importação, o cultivo do cânhamo é proibido nos EUA ).

A utilização do cânhamo tem uma história com milhares de anos, foram encontrados vestígios de tecido de fibras de cânhamo na zona da antiga Mesopotâmia, na Tailândia encontrou-se olaria decorada com as impressão das folha desta planta, os antigos Egípcios já fiavam o cânhamo no ano 4000AC.

Em Portugal, foi a partir do Século XIV que o cultivo desta se tornou comum, pois era a matéria prima para a preparação dos cabos e velas das embarcações Portuguesas, em 1971 este cultivar é considerado ilegal devido à Cannabis, uma decisão posteriormente revogada pela União Europeia (em 1998).

Não se pode confundir o cânhamo (Cannabis Sativa L.) com a conhecida erva ou marijuana, já que a percentagem de THC ( Tetraidrocanabinol ) é residual no cânhamo e atinge cerca de 20% na cannabis.

250px-Hanfstengel A sua aplicação vai desde os tecidos, papel, medicamentos, cosmética e alimentação. Por exemplo, um hectare de cânhamo produz 4 vezes mais que a mesma área de eucaliptal, imaginem a diferença no ambiente, sabendo que esta planta é ambientalmente benéfica, não requer pesticidas, as suas raízes limpam os solos, não necessita de muita irrigação, as suas sementes deixam os solos ricos em depósitos de nitrogénio, fazendo crescer a produção das colheitas rotativas tais como as de soja e milho.

Mas este post tem como titulo “É tempo de substituir o petróleo pelo cânhamo“, em que áreas isso é possível?

Na produção de plásticos e polímeros, onde se incluem fibras artificiais para a industria textil.

No biodisel, o cânhamo já foi utilizado em 1938 para produzir etanol utilizado por Hery Ford no seu modelo T.


Aqui ficam alguns links de interesse, com alguns exemplos das mais de 25000 utilizações do cânhamo:

E nós, como diz o Sérgio Godinho “cá se vai andando com a cabeça entre as orelhas…”

1 Comentário

  1. alexandra escreveu:,

    Gosto da maneira clara e analítica com que escreves, apesar de esse assunto ser um controverso.
    Todas as plantas “proibidas” tem utilidade na medicina e na industria como dizes e bem ja vem da pré-historia vamos ver o que o futuro nos reserva da maneira como umas coisas evoluem e outras parece que andam para trás vamos ver

    Publicado em Junho 26, 2009 ás 22:47

Comente

HijackThis 2.0.5

Publicado por Joel Rosado
Mai-4-2015 I Comentar