Alterar o cliente de email instalado por defeito no firefox

firefox1

Muitos utilizadores do Firefox desconhecem que é possível alterar o serviço de email que ficou configurado por defeito aquando da sua instalação.

Esta funcionalidade é bastante útil para quem não utiliza o Outlook, e quando quer enviar um email a partir dum link de email numa página da net, utilizando a sua conta do Gmail ou Yahoo! Mail.

Para fazer isso, abrimos as opções, ( Ferramentas -> Opções), e na janela que vai abrir, seleccionamos o campo Aplicações.

No campo de texto que aparece escrevemos mailto, irá aparecer a aplicação que está definida, para alterar basta seleccionar a que queremos no campo de selecção existente, como mostra a imagem abaixo, assim que clicamos em OK, o serviço escolhido fica activo.

mudar-email-cliente-firefox

Como podem verificar, existem os dois serviços pré-definidos que falei, e existe a possibilidade de adicionar mais, dou a seguir dois exemplos testados por mim:

  • Sapo

Depois de fazermos o login na página do mail do Sapo, escrevemos estas linhas na barra de endereço:

javascript:window.navigator.registerProtocolHandler("mailto","http://w0.mail.sapo.pt/dimp/compose.php?to=%s&type=new&popup=1","Sapo Mail"

  • Webmail (Hord)

Do mesmo modo como fizemos para o Sapo Mail, iremos fazer login no nosso servidor de email pessoal e nessa página inserimos o código abaixo na barra de endereços( Não se esqueça de editar o endereço do seu dominio, e o nome que pretende dar a esta aplicação-a negrito em baixo no código):

javascript:window.navigator.registerProtocolHandler("mailto","http://o seu dominio:2095/horde/imp/compose.php?to=%s","Nome á escolha")

De seguida carregamos em Enter, irá aparecer um aviso por baixo da barra de endereços do Firefox a perguntar se tencionamos adicionar o serviço escolhido como aplicação, basta clicar em “Adicionar Aplicação”, depois repetimos os passos que descrevi no inicio deste post [abrimos as opções, ( Ferramentas -> Opções), e na janela que vai abrir, seleccionamos o campo Aplicações].

Tanto no Sapo como no Hord, no campo do destinatário ira aparecer:  mailto:endereço de mail , mas é normal, as sua mensagens irão chegar ao destinatário.

Como não utilizo o Outlook, esta capacidade do Firefox revelou-se de muita utilidade para mim, espero que o leitor possa tirar partido dela também.

____________________________________________________________

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *